Paulo Milreu – Mentor, Coach, Consultor, Palestrante, Professor, Empresário e Empreendedor

Orkutizar é se tornar popular

Orkutizar é se tornar popular

Nem percebi, mas saiu na minha palestra no EmmBrasil SP. Fui entender melhor o que tinha dito no dia seguinte em um blog.

“Agora irei contar sobre a frase mais bombástica e importante do Paulo, algo que querendo ou não aceita e bem coerente, “Para que todas as redes sociais se tornarem interessantes e atrativas para as empresas, todas elas deve se orkutizar o quanto antes.”

Bom, não sei se foi exatamente com essas palavras mas eu realmente devo ter dito isso. 🙂

Disse porque acredito. Pelo menos em parte. Deixa eu explicar.

Claro, temos que entender que certas redes sociais são feitas para nichos específicos, um público específico, segmentado. Por exemplo o LinkedIn, que já comentei em outro post.


Mas realmente é difícil acreditar que uma rede social como Facebook, feita para milhões (em breve bilhões?), tenha como expectativa ter apenas uma “elite” dos melhores internautas (se é que isso existe). Inviável. É preciso massificar. Ter massa crítica.

É com essa massa crítica que o Face (tô ficando mais íntimo!) se torna viável para quem pensa em investir em publicidade nele, e assim passa a ser também um negócio viável e interessante para o próprio Face. Sem grana não tem milagre. E o Face tá buscando essa grana faz tempo, e seu caminho é a publicidade.

Orkutizar é popularizar. É chegar em todas as camadas da população, é tornar a rede mais “democrática”. E essa democracia tem um preço. A orkutização.

Quem é da “elite” reclama: “se acha o tal”, se acha melhor. Mas só assim efetivamente temos um mercado maior, propício para negócios. Não é isso que as empresas querem?

Orkutizar é falar da Carminha da novela das 9 (essa tive que pesquisar no Google!), orkutizar é bater boca em época de campanha eleitoral, orkutizar é compartilhar as sátiras com o Mussum, mesmo que você nunca o tenha conhecido (Mussum morreu em 1994, há mais de 18 anos).

CArminhaOlhao Orkutizar é se tornar popular

Claro, a orkutização também acaba se tornando chata. Cansa. É mais do mesmo. É só piadas, mi mi mi e besteirol. Mas não é assim a nossa sociedade?

Fechar Menu