Paulo Milreu – Mentor, Coach, Consultor, Palestrante, Professor, Empresário e Empreendedor

Como o Pinterest pode ser útil pra mim

Como o Pinterest pode ser útil pra mim

Desde que o Pinterest foi criado tento entender como ele poderia ser utilizado para o meu trabalho, como aplicá-lo à minha realidade e utilidade. Confesso que no começo apenas enxergava um grande mural de imagens.

Claro, o Pinterest é também um grande mural de imagens, mas que pode também ser otimizado e criada alguma utilidade. 🙂

Mas, basta se tornar mainstream para aparecer na mídia. Dicas de como utilizar o Pinterest viraram pauta de blogueiros e também da Exame, PEGN, Adnews e outras publicações, além de apresentações no Slideshare ensinando “como utilizar na sua empresa”. Claro, muitas das dicas são vagas e pouco práticas.

Como o brasileiro é um apaixonado por redes sociais, logo virou febre por aqui também e este ano foi lançada a versão em português. Bom pra nós!

A Revista PEGN está no Pinterest: http://pinterest.com/revistapegn. São 12 painéis (é assim que se organiza o Pinterest) e 184 pins, que nada mais são que suas publicações de imagens com um pouco de texto. E tem apenas75 seguidores. 🙁

Quando você entra em um painel e passa o mouse sobre a imagem, você tem 3 opções de ação: curtir, repinar e comentar. Curtir e comentar já são velhos conhecidos nossos, mas o que é repinar? Bom, nada mais do que o já velho “retuitar” ou RT, aquele do Twitter. Repinar é então replicar o pin.

Alguns consultores dizem que o Pinterest é uma ferramenta de organização de suas fotos, imagens, vídeos, que estão no seu computador e você não tinha como organizar, publicar, compartilhar com amigos. Bom, e o Flickr não é isso?

Já estão percebendo também que o comércio eletrônico se aproveitou e muito bem do Pinterest, tornando-o um conjunto de landing pages para seus produtos. Construtoras e imobiliárias estão testando também para criarem seus painéis de imóveis.

Confesso que acho tudo ainda uma incógnita para empresas.

Captura+de+Tela+2012-08-10+a%CC%80s+08.10.00 Como o Pinterest pode ser útil pra mim



Hoje o Pinterest tem mas de 11 milhões de usuários no mundo, já é a 3a. redes social de maior audiência e, pasmem, em torno de 87% são mulheres.

Recentemente conheci como o André Telles, autor de livros sobre redes sociais e palestrante, tem utilizado o Pinterest. Bem interessante e muito útil… para mim! 🙂

O André tem um único painel chamado Social Media, Digital Marketing, Mobile, e nele insere infográficos sobre estes assuntos. Já são mais de 100 pins, ou seja, mais de 100 infográficos. Útil.

Outra utilização muito útil e completa é o Pinterest da Martha Gabriel. Ali temos o reflexo da velocidade de pensamento e ação da Martha com o incrível conhecimento que produz no seu trabalho. São painéis sobre livros que ela indica, marketing, cultura digital, mídias sociais, inovação, arte, entre outros.

Por fim, comecei então a criar meus painéis e pins, um pouco na linha do que vi e tentando enxergar praticidade. Estou começando, vamos ver até onde vou. 


Fechar Menu