Paulo Milreu – Mentor, Coach, Consultor, Palestrante, Professor, Empresário e Empreendedor

LinkedIn, negócios e minha experiência até 3.083 conexões

LinkedIn, negócios e minha experiência até 3.083 conexões

Sou usuário do LinkedIn há 8 anos. Uau! Nem imaginava que fazia tanto tempo. 

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Em 2004 nascia o Orkut e o Brasil começava a entender e aprender o que era uma rede social. Na época você precisava de convite pra entrar no Orkut.

Confesso que entrei no LinkedIn pra conhecer, pois sou heavy user de novas aplicações. Utilizava pouco e queria conhecer essa nova rede social, desconhecida. Aliás, em inglês. Tudo em inglês, a maioria das pessoas eram dos Estados Unidos. E eu lá meio perdido.

O tempo passou e o LinkedIn evoluiu. Se tornou a maior rede social executiva do mundo, com mais de 175 milhões de usuários em todo o mundo, e no Brasil mais de 6 milhões. Público seleto, pode apostar. Há alguns anos temos o LinkedIn em português, eles apostaram no Brasil, viram a rede crescer muito aqui, e o país ganhou o primeiro escritório da empresa na América Latina.

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O LinkedIn é uma ferramenta para negócios. Sim, eu uso pra negócios. Mas ele se posiciona com recursos bem direcionados para empresas, principalmente com foco em recrutamento e seleção. É bem interessante. 

No LinkedIn tem pouca relevância o que você publica no famoso timeline, mas grande importância sua participação nos grupos. Ali tem discussão importante, consistente, valiosa, e a partir dali cria-se importantes vínculos para gerar negócios. Claro, você precisa analisar e escolher bons grupos.

Usei o LinkedIn como ferramenta para fazer negócios em todo o Brasil. Eu tinha acabado de criar uma ferramenta de mídias sociais e precisava mostrar o produto para todo o país, todos os estados. Como chegar em vários cantos? Otimizei meu perfil no LinkedIn, pois este é um dos principais recursos da rede social, e passei a buscar conexões com vários contatos, segmentando minha busca e encontrando importantes players do mercado que me interessava.

Funcionou. Participei de grupos, interagi, me posicionei, encontrei eco para minhas opiniões e ideias, falei do meu produto, falei de soluções, discuti o mercado, e encontrei oportunidades para abordar diretamente profissionais cujas empresas eram potenciais clientes. Deu certo.

Mais que isso: fiz também ótimas amizades e abri novas oportunidades. O LinkedIn é puro networking.

No final de 2011 um parceiro e amigo me propôs desenvolver um curso de LinkedIn para negócios, com foco em profissionais de vendas e executivos. Criei um curso de 6h em 2 módulos e ministrei para algumas empresas, algo prático, contando minha experiência prática e inclusive mostrando no meu perfil do LinkedIn as mensagens trocadas e a evolução até negócios acontecerem. Uma experiência muito rica e que gostei muito.

Hoje estou com mais de 3.000 conexões no LinkedIn. Sim, conexões. O LinkedIn é mais prático, fala de conexões e não amigos como no Facebook. Quantos realmente são amigos no Facebook? Gosto mais de conexões.

Também desenvolvi uma técnica para aumentar minhas conexões, pois isso também aumentaria minhas oportunidades de networking e negócios. Com esse volume de conexões tenho uma rede grande, complexa e que me permite chegar a muitas pessoas quando preciso. E com isso a rede cresce de forma mais rápida e orgânica.

Atualmente sou responsável pelas redes sociais da ABRADi – Associação Brasileira das Agências Digitais, da qual participo ativamente e gerencio um grupo no LinkedIn com mais de 500 membros (importante ressaltar que assumi o grupo no final de junho com 60 membros).

Finalizando, uma das coisas mais interessantes e importantes do LinkedIn, pra quem gosta de números, é que você conta com estatísticas em vários recursos: no seu perfil, página da sua empresa e grupos. São informações importantes para você medir se o seu trabalho nessa rede social está lhe trazendo algum retorno.

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